Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisa SANKOFA
http://www.sankofa.periodikos.com.br/article/5c05262a0e8825d0170e27c1

Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisa SANKOFA

Científico

A VIOLÊNCIA ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gabrielle da Silva Mesquita

Downloads: 2
Views: 262

Resumo

O trabalho busca mostrar de forma histórica, a Violência Escolar e a sua relação com a cor e o gênero; e as práticas pedagógicas a partir de um relato de experiência; baseando-se inicialmente na Constituição Federal de 1988 (Brasil). Onde evidencia que Direito à Educação é uma das principais exigências da atual constituição brasileira. A inquietação ao referente tema exposto teve seu inicio a partir de um trabalho de campo realizado em uma escola situada no Interior do Rio de Janeiro. E em meio a observações, foi realizado um projeto, com o intuito de fazer enxergar como um todo; a forma como a leitura de mundo é feita e como a questionam. É pregada uma moral que ignora o aluno, sua cor, seu saber e vivência social, como diz Freire (1996) em que o conhecimento adquirido pelo viver do aluno também é importante para a sua formação.

Palavras-chave

Racismo, Educação, Preconceito Racial

Referências

  1.  REFERÊNCIAS 

·FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

  • XAVIER, Antônio Roberto. XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale. Políticas Públicas de Educação Digital: a experiência do Proinfro Integrado em Ocara-CE. Fortaleza: Imprece, 2015.
  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988.
  • GUIRADO, M. Psicologia institucional . São Paulo: EPU, 1987
  • MONTEIRO, Rosana Batista. Práticas Pedagógicas para ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no Ensino Médio. Sociologia, História, Filosofia e Geografia.(Orgs.)
  • NOGUEIRA, Renato. O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro, RJ, Pallas, 2015.
5c05262a0e8825d0170e27c1 sankofa Articles
Links & Downloads

Revista do Núcleo Sankofa

Share this page
Page Sections