A VIOLÊNCIA ESCOLAR E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Gabrielle da Silva Mesquita
Resumo
O trabalho busca mostrar de forma histórica, a Violência Escolar e a sua relação com a cor e o gênero; e as práticas pedagógicas a partir de um relato de experiência; baseando-se inicialmente na Constituição Federal de 1988 (Brasil). Onde evidencia que Direito à Educação é uma das principais exigências da atual constituição brasileira. A inquietação ao referente tema exposto teve seu inicio a partir de um trabalho de campo realizado em uma escola situada no Interior do Rio de Janeiro. E em meio a observações, foi realizado um projeto, com o intuito de fazer enxergar como um todo; a forma como a leitura de mundo é feita e como a questionam. É pregada uma moral que ignora o aluno, sua cor, seu saber e vivência social, como diz Freire (1996) em que o conhecimento adquirido pelo viver do aluno também é importante para a sua formação.
Palavras-chave
Referências
- REFERÊNCIAS
- SPOSITO, Marilia Pontes (1994). “A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade”. São Paulo, Revista Tempo Social, vol. 5 números 1-2, Departamento de Sociologia, FFLCH/USP.
- Bourdieu, Pierre (1989b), O poder simbólico. Lisboa: Difel.
- Bourdieu, Pierre (2000), As estruturas sociais da economia. Paris: limiar.
- Bourdieu, Pierre (2002), Intervenções, 1961-2001 - Ciências Sociais e Ação Política. Marselha: Agone.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)
·FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
- XAVIER, Antônio Roberto. XAVIER, Lisimére Cordeiro do Vale. Políticas Públicas de Educação Digital: a experiência do Proinfro Integrado em Ocara-CE. Fortaleza: Imprece, 2015.
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988.
- GUIRADO, M. Psicologia institucional . São Paulo: EPU, 1987
- MONTEIRO, Rosana Batista. Práticas Pedagógicas para ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena no Ensino Médio. Sociologia, História, Filosofia e Geografia.(Orgs.)
- NOGUEIRA, Renato. O Ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro, RJ, Pallas, 2015.